quarta-feira, 27 de abril de 2011

Projeto “Zecagita”

Começou em março de 2010, na Escola Municipal Professora Zeca Calixto em Bocaiúva-MG, o “Projeto 'Zecagita' : educando pela paz”. Nos últimos anos, e principalmente no inicio deste, a escola, e toda comunidade em torno dela, sofreu muito com a violência. A “gota d'água”, como disse a diretora Célia, foi a invasão de um pai alterado, com arma em punho, por causa de uma briga do seu filho de 7 anos com um coleguinha de turma. Surgiu então o “Zecagita”, como um grito pela paz de toda comunidade escolar.
O projeto envolve todos os professores, alunos (primeiro ao nono ano do ensino fundamental, em três turnos), funcionários, pais e pessoas da comunidade em geral. Busca-se um constante trabalho coletivo, respeitando as particularidades e individualidades, sempre enfatizando o tema paz. Desde o inicio do projeto já foram realizados vários eventos visando aproximar a comunidade e a escola. O primeiro foi o lançamento do projeto com gincanas apresentações e uma passeata pela paz envolvendo todos, na qual foi apresentada à comunidade um “bandeirão” construído por todos os alunos da escola.
As mídias são ferramentas essenciais à execução deste projeto, para se trabalhar e conhecer os temas desenvolvidos, para registrá-los e principalmente para fluí-los. Muitas musicas ,vídeos e filmes foram trabalhados; e pra isso muita pesquisa na internet. Buscamos registrar cada momento, cada avanço, então, fotografamos e filmamos todos os objetivos alcançados. Firmamos parcerias com a imprensa, escrita e falada, rádios e veículos de propaganda. E em cada evento contamos com uma boa estrutura tecnológica, equipamento de som, data show etc.
O projeto terá culminância em dezembro no evento de formatura. E já vai deixar saudades. Foi um projeto de todos onde cada um deu o melhor de si, em cada proposta, principalmente os alunos que sempre com muita dedicação e belos sorrisos nos rostos mostraram á todo o município que a sua comunidade tem muita coisa boa e que é possível ainda, viver a paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário