sábado, 30 de abril de 2011

Conceitos, currículo e TIC

Interagir currículo e tecnologia é hoje o foco de pesquisa e defesa de todos os estudiosos da área. Percebe-se uma preocupação coletiva em não permitir que os currículos escolares fujam a essa nova realidade. Não há como negar os benefícios alcançados nessa integração, potencializando mudanças na sala de aula bem como em todo ambiente educacional. Numa transformação da sala de aula para um ambiente de pesquisa, experiências e vivencias de projetos, de formação de cidadãos críticos e pensantes e de praticas com as tecnologias e mídias disponíveis.

As tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano do ser humano, assim já são parte de um contexto social e cultural. A escola como formadora de cidadania, precisa inseri-las cada vez na sua realidade. O trabalho com projetos bem elaborados e objetivos definidos pode facilitar e possibilitar a integração entre currículo e tecnologia. Já que permitem uma participação coletiva e abrangente de diferentes públicos e contextualizam com cada realidade.

O ambiente escolar precisa cada vez mais ser atrativo e diversificado, despertar interesses e potencialidades. As tecnologias oferecem vários recursos para uma complementação de currículos. Os projetos nos permitem a integração pedagógica entre currículos e tecnologias. A educação pode dar um grande salto, os recursos para isso estão disponíveis no nosso cotidiano. Precisamos estudar, integrar e contextualizar esses recursos na realidade de cada ambiente escolar, e utilizá-los a favor de uma verdadeira educação ,não apenas de informação, mas de verdadeira formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário