quarta-feira, 27 de abril de 2011

HIPERTEXTO

Hipertexto é uma tendencia de pesquisa contemporanea, que nos permite ampliar os horizontes de estudo e de novas descobertas.

Segundo a wikipedia: Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.

No infonova encontramos a definição: Textos que se ligam a outros textos através de hiperlinks (ou simplesmente, links). Tem a característica de tornar a leitura não linear. Um bom exemplo de hipertexto é o wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto) . Podemos constatar que realmente o melhor exemplo de hipertaxto encontrado é o Wikipédia. Onde nossas pesquisas não se prendem á apenas um assunto mas à vários caminhos que este pode nos levar

http://www.infonova.com.br/detalhe.asp?f=artigos_destaques_detalhe.asp&id=100 .

Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.

Ainda no Wikipédia encontramos esta abordagem:

Hipertexto e Educação

Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.Trabalhar com hipertexto leva o aluno a produção de textos e traz como vantagens a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital. Em sua produção o aluno se refere a conhecimentos antes apreendidos, mantendo uma relação sempre linear com o texto.

Quem nos dera todos os docentes e discentes deste país tivessem acesso a esta ferramenta tao necessaria ao bom desenvolvimento educacional. Sabemos que estamos longe desta realidade, mas cabe a nós pesquisadores em formação propagar-lá e incentivá-lá em nossas intervenções educativas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto


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