e-ProInfo 40 Horas


 Tecnologia e Metodologia


 De nada vai adiantar equipar as nossas escolas de recursos tecnologicos, se não nos preperarmos para fazer o seu uso adequado.

http://www.youtube.com/watch?v=IJY-NIhdw_4


 Wikipédia

Esta ferramenta pode ser muito util no cotidiano da pratica pedagógica. Uma vez que oferece uma grande e diversificada linha de informações, inclusive referente às tecnologias e a educação.
Vide Link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/TICs


Refletindo sobre a leitura e escrita digital


 A digitalização da informação com um todo trouxe grandes transformações no processo educacional. Assim temos acesso a um conteúdo muito maior e diversificado. Possibilitando uma pesquisa mais abrangente, contextualizada e rápida. No entanto a ausência, ou insuficiência, da pratica da escrita manual pode deixar seqüelas prejudiciais aos nossos educandos, como sua letra (caligrafia), e a escrita correta das palavras uma vez que os editores de texto fazem a correção destas. È necessário conciliar estas duas praticas de forma que alfabetização e letramento caminhem sempre juntos.


 PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM

Tema gerador: Tecnologias na escola.
Tema foco: A utilização do computador no ensino de ortografia em português.


Problematização: Como utilizar os computadores da escola nas aulas de português, visando a construção de conhecimentos e crescimento,em uma nova ferramenta de pesquisa? Os alunos sabem que existem ferramentas nos computadores que possam auxiliá-los com precisão?

Justificativa: Com o avanço tecnológico e as mudanças do mundo digital e eletrônico, e o fascinante mundo dos internautas, a educação também precisa acompanhar essa evolução para melhorar a qualidade do ensino. Nesta perspectiva, a escola tem o papel fundamental de contribuir na formação plena do cidadão e levá-lo a participar de forma justa e igualitária da sociedade na qual está inserido.


Objetivo geral:
- Promover correção e aprendizagem ortográfica de palavras utilizando a ferramenta de ortografia e gramática do computador.   
Objetivos específicos:
- Desenvolver atividades de pesquisas .
- Fazer a correção de palavras, frases e textos usando o computador e suas ferramentas.
- Estimular o espírito investigativo e de pesquisa focalizando nas mídias todas as possibilidades possíveis. 
Avaliação:

A avaliação será diagnóstica e processual, tendo a participação dos alunos envolvidos.